Mina de Ouro Pres. Tancredo Neves

Este blog tem como objetivo discorrer sobre recursos minerais, oriundos de propriedade privada, nominada Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves, situada à Rua Severo Carazza (antiga Rua Bica da Prata), n.268/272, Bairro Centro – São João del Rei / MG – CEP: 36.300-000. 
AGENDE SUA VISITA PELO TELEFONE: (Whatsapp) (32) 99912.0191
Contato: LUCIANO

 

A Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves teve sua origem através de escavações realizadas por mineradores (garimpeiros), que durante o século XVIII foram atraídos a São João del Rei, em decorrência da grande quantidade de ouro existente na localidade.

Com o passar do tempo, as escavações (inicialmente manuais)se fizeram substituídas por escavações realizadas com o uso de maquinários e dinamites. 

 Ainda hoje a Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves conserva o maquinário utilizado na extração do ouro (conforme se pode observar das figuras infra):




A seguir, tem-se uma descrição fotográfica de garimpeiros que trabalharam na extração de ouro na Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves (Figura 3):
Figura 3: Garimpeiros que há muitos anos trabalharam na Mina de Ouro Tancredo Neves
Na década de oitenta, um empresário mineiro erradicado em São Paulo, Sr. Guido Mendonça Chaves, adquiriu a propriedade da Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves (que à época era uma Beta producente – ou seja, ainda mantinha-se em funcionamento) e imediatamente paralisou as atividades de extração na Mina.


Sua intenção foi a de implementar melhorias ao local. Durante décadas, o Sr. Guido Mendonça Chaves adquiriu propriedades contiguas a Mina (incorporando-as à estrutura da Beta de Ouro). Edificou uma escadaria com mais de cento e vinte degraus, em cimento maciço e com corrimãos, dando acesso seguro da superfície da Mina até um platô (plataforma – também construída em cimento maciço) a cinquenta e cinco metros de profundidade.

A seguir (Figura 4), temos uma visão em perfil da Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves, na atualidade:
Figura 4: Vista de perfil da Mina de Ouro Tancredo Neves, como é na atualidade.
Abaixo, vista de perfil da Mina, com legendas indicativas (Figura 5):
Figura 5: Vista de perfil da Mina de Ouro Tancredo Neves (com legendas), como é na atualidade.
Com as constantes melhorias no local, a Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves tornou-se um dos vinte e um pontos turísticos da cidade de São João del Rei (conforme classificação da Secretaria de Turismo – Mapa expedido em conformidade com o órgão governamental Municipal abaixo – Figura 6):
Figura 6: Mapa expedido em conformidade com a Secretaria Municipal de Turismo de São João del Rei.
Ainda assim, o proprietário não interrompeu as implementações de melhorias no local (vindo a construir na parte dos fundos da Mina, um muro de contenção de grande monta, para barrar/interromper os deslocamentos de terra, que em época de chuvas vinham a aterrar parcialmente a Mina).

Também edificou, em momento recente, amarrações no interior da Mina (construídas com trilhos de ferro espessos, vergalhes de ferro e concreto), no intento de reforçar a segurança do local. A seguir, imagens da ultima melhoria, realizada na Mina de Ouro (Figuras 7):

 




Dessa forma, em decorrência de décadas de vultosos investimentos (que auxiliaram a cidade de São João del Rei a projetar-se com notoriedade turística no cenário nacional e internacional), o proprietário da Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves, Sr. Guido Mendonça Chaves, foi agraciado pela Prefeitura Municipal da cidade, quando das comemorações de seu aniversário de 300 (trezentos) anos, com um Decreto que instituiu a Mina patrimônio Cultural, Geológico e Histórico Municipal.

 A seguir, copia do decreto inerente à Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves (Figura 8):

Figura 8: Decreto Municipal expedido em 05 de dezembro de 2013, quando da comemoração de 300 (trezentos) anos de fundação da cidade de São João del Rei.
A seguir, anexos fotográficos da solenidade de entrega do decreto Municipal ao Sr. Guido Mendonça Chaves, que contou com a presença de diversas autoridades Municipais, como o Prefeito e a Vice Prefeita da cidade de São João del Rei, além de secretários de governo e membros da Universidade Federal de São João del Rei:



Abaixo, os documentos inerentes ao complexo que compõem a Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves (bem como anexos fotográficos da fachada do local, na atualidade – Figuras 9):



Dos recursos minerais existentes na
Mina de Ouro Presidente Tancredo Neves

A riqueza mineral existente em São João del Rei é, conforme já demonstrado, efetivamente abundante e vastamente conhecida. Nesse contexto, temos que quando da interrupção da exploração de ouro na Mina Presidente Tancredo Neves, grande quantidade de mineral, em formato rochoso (nominado quartzo), permaneceu no interior da Beta, sem ser retirado. 

 Esse material encontra-se solto, em pedaços e é comumente conhecido pela população local como “entulho”.  Esse material é rico em ouro (motivo pelo qual é muito cobiçado). 

 Em um passado recente (antes da construção da barreira de contenção que visava conter o entupimento parcial da Mina), um desmoronamento de um barranco varreu para dentro da Beta quantidade significativa de terra, entupindo parcialmente a mesma.

Tal incidente levou o proprietário da Mina a apresentar uma “proposta” ou “solicitação” à Prefeitura Municipal de São João del Rei, para que lhe fosse concedida uma autorização para retirada do "barro” ou terra, que se encontra no interior (fundo) da Mina. 

 Tal deferimento autorizaria, por obvio, não só a retirada do “barro” ou terra do fundo da Mina, mas também a retirada dos recursos minerais rochosos que lá se encontram, uma vez que impossível se torna dissociar um do outro. Assim, a solicitação de “limpeza” do fundo da Beta fez-se protocolizada em 20/11/2013 e teve seu pedido DEFERIDO em 02/12/2013 (Conforme se depreende do documento apresentado na Figura 11, a seguir):


Assim, em se realizando a retiradados detritos e terra (trazidos quando da inundação por enxurrada, ao fundo da Beta), também realizar-se-á a retiradados recursos minerais que se encontram desprendidos da rocha, ao solo,no fundo da Mina (afim de que se possa dele extrair ouro (em local e momentos distintos).

A seguir, fotografias dos materiais rochosos existentes dentro da Mina:









VENHA NOS VISITAR